Resenha |.| Trilogia Grisha- Sombras e Ossos


Título : Shadow and Bone (Sombra e Ossos)

Autora: Leigh Bardugo Editora: Gutenberg

Tradução: Eric Novello

Gênero: Fantasia | YA

Páginas: 288


Li esse livro em 2014, mas decidi fazer a resenha dele depois da serie lançada pela a Netflix, que para fim ficou muito fiel ao livro, claro mesmo havendo adaptações. (como por exemplo da junção dos livros; Sombras e Ossos e Sangue e Mentiras- Six of Crows).

Mas voltando agora ao livro. Sombras e Ossos e o primeiro livro da Trilogia Grisha. Que eu não tenho nem como fala o quanto eu amei estar novamente nesse mundo, (Com a adaptação do livro.) Bem Alina Starkov

E a nossa protagonista em Sombras e Ossos. Mas quem e Alina Starkov, Ela e uma órfã refugiada dos atuais acontecimentos que ceram nossa protagonista, No começo do livro temos um pouco de como era vida e Alina antes de ser recrutada pelo o "Primeiro Exercito" como cartógrafa. (Criadora de mapas). Sua infância no Orfanato era um tanto quando monótono tirando por Maly O seu melhor amigo. Mesmo o livro não se passando em sua infância ela passa muita parte do livro se lembrando dos acontecimentos do passado. O que deixa a narrativo do livro um pouco pesada. Pois o livro poderia Explicar outros pontos cruciais, Mas escolhei manter uma narrativo com um vinculo emocional com Alina. (Não me intenda como algo ruim, Mas estou dizendo isso que poderia ter mais explicações do porque de algumas coisas. Como mais explicações do grande Grisha de Ossos).

Antes de prosseguir, acho de estrema importância falar sobre os Grishas, a grande força do "Segundo Exercito".

Os Grishas são pessoas que praticam a pequena ciência. Uma ciência que diz que e possível controlar ou manipular através dos Átomos os elemento decorrentes a cada classe ou dom.

Existem 10 tipos de Grisha, Que são classificando em três tipos de classes distintas. Entre eles temos:


Corporalki A Ordem dos Vivos e dos Mortos. Vestes Vermelhas

Nessa classe temos os seguintes Grishas:


+Os Sangradores — Com habilidades de manipular o corpo das pessoas ao seu bel prazer, podendo parar seu coração, Reanima-lo, esmagar seus pulmões, Ou até mesmo influenciar através da química do corpo Emoções fazendo com que uma pessoa se apaixone pela a outra. Que são um dos Grishas mais perigosos, pois eles são a linha de frente do "Segundo exercito". Já que seu poder e mortal.

+Os curandeiros — Eles utilizam da mesma ciência só que os curadores são quase o oposto dos Sangradores, Ultimados para cura fraturas cortes ou ate mesmo regenerar ossos. Tudo o que e ligado a cura física.

+Os Artesãos — Por mais que para algumas pessoas do segundo exercito parece classificar essa classe, pois ele utilizam tanto um pouco da ciência do "Corporalki como da Materialk", Sendo capas de mudar a aparência das pessoas, tirar cicatrizes, mantendo a pele jovem e firme. Essa classe de Grisha e colocada como rara, pois são poucas as pessoas com essa habilidade. Mas também tem casta bem baixa, por não ser muito útil no exércitos. Tirando a serventia dos Rei e principalmente a Rainha, como uma espécie de maquiadora.

Materialki — A Ordem dos Fabricantes - Vestes Roxas

Nessa classe temos os seguintes Grishas:


+Os Durastes —Pessoas com habilidades Fabricarem Vidros, Metais e Tecidos Os grande manipuladores do famoso Aço Grisha.

+Os Alquimistas — Que Manipulam produtos químicos, tais como venenos, poções e bombas. São os fabricadores dos Amplificadores. (Objetos fabricados com materiais como Osso, Dentes, Escamas, Penas e Pelo de animais místicos. Com o intuído de aumentar suas habilidades do portador. Claro existem outros amplificadores como algumas pessoas que são amplificadores ambulantes.)


Etherealki — A Ordem dos Conjuradores - Vestes Azuis

Nessa classe temos os seguintes Grishas:


+Os Aeros — Com o poder de Aumentar ou diminuir a pressão do ar. Velejar as velas dos navios e das embarcações. E poderes de causar tempestades.

+Os Infernais — Capazes de manusear os gazes ao redor de seus dedos fazendo com chamas surgirem de seus gazes ao tocarem o oxigênio. - Essa e uma das classes mais mortais também pois tem seu inimigos eram quase que instantaneamente carbonizados.

+Os Hidros — Com a habilidade de controlar as águas e controlar as mares de embarcações.

+Conjurador das Sombras — Sendo capaz de manipular as sombras e as trevas, E sendo capas de fazer das suas escuridão laminas tão afiadas que são capazes de cortar ate um rochedo chamado de Corte habilidade poderosa. ( Ele e um grande amplificador dos poderes de outros Grishas)

+Conjurador do Sol. — Durante muitos anos foi considerado de uma lenda, chegando a ser considerando uma santo ou santa.(Provando o quanto a fé e algo político quanto o próprio reino) Esse dois últimos tipos de conjuradores são só mais raros do mundo. Esse Grisha tem a habilidade de criar luz ou até mesmo invocar o sol e manipular a luz, Podendo assim trazer o calor do sol. (Outro amplificador para outros Grishas.)


No século passado, um Conjurador das Sombras criou a Fenda de escuridão, com o passar do tempo esse conjurador desapareceu. Mas sua Fenda ainda vivia, abrigando monstros chamados de Volcras. Alina ao chegar no Orfanato ela descobre que por não ter habilidades de Grisha, a diretora do Orfanato fala que ela deveria estudar. Alina já chegou ao seu receptivo lar sabendo que ela e uma órfã, por que seus pais foram lutar na guerra. Uma guerras travadas com a fenda.

Logo em seguida nós conhecemos a atual narradora a Alina do presente, aquela que conduz a narrativa através de seus olhos. e quando vemos que Alina e Maly continuavam juntos, mesmo servindo ao primeiro exercito. Isso tudo muda quando Maly e Recrutado como rastreador para uma viagem na fenda. e Alina da um jeitinho para participar desta viagem temendo que poderia acontecer algo com Maly. Então já na embarcação eles são instruídos que não podem ter luz de nem uma vela ao chama. Mas isso não e verdadeiramente escutado. E quando a embarcação e atacada pelos os Volcras, vendo que Maly estava correndo perigo, ela o defende do monstro mais ao ser agarrada pala a criatura de dentes firmes e esfomeados de carne humana. Ela desperta um poder que nem ela sabia algo ela tinha. Demonstrando ser uma grande conjuradora da Luz. Desmaiando com uma grande explosão que mata todos os Volcras que estavam atacando a embarcação. Ela e levada ao Darkling para ser examinada. E quando Descobrimos que Alina e a única conjuradora da Luz. E por esse motivo ambas as vidas de Alina e Maly mudam completamente.

E quando vemos também que com o surgimento dos boatos que uma conjuradora da luz surge, igrejas e religiões adormecidas que utilizavam da lenda da conjuradora da luz com uma lenda, surgem com maior fervor. fazendo com que Alina fosse perseguida como uma espécie de santidade. Isso e interessante pois mostra o quanto uma "Fé cega" pode fazer mais mortos do que uma guerra politica.

Alina e mandada para o pequeno castelo para ficar segura, e treinar para controlar seu poderá para que assim possa destruir a fenda de escuridão feita pelo o herege negro, (Nome dado para o conjurador das sombras que erguer o véu de escuridão). Indo para al ela se separa de Maly, e quando vemos o quanto Maly e apaixonado por Alina e Alina e apaixonado por Maly. Mas existem tantos imprevistos que impedem dos mesmo ficarem juntos que parecia que tudo e uma grande perda de tempo. E quando o Darkling, Se aproxima mis e mais de Alina, construindo uma espécie de triangulo amoroso forçado. mais que engana muito bem.

E lá que Alina descobre uma forma de estabilizar seus poder e ultimando os ossos de um ser místico chamado de Cervo morozova - o cervo criado dos ossos de um conjurador das sombras. Então Maly recebe a notícia que se ele caçar o cervo ele poderia reencontrar com Alina, e assim ele o faz.

Não vou me aprofundar muito na história pós ela tem muitos detalhes e muitos nomes diferentes que podem confundir um pouco, mas e tão místico e mistérios que faz com que a narrativa seja uma coisa perfeita, o livre flui muito bem. Amo livros com essa temática de mistério e seres místicos. e novas sociedades. O livro e muito lindo de se ler. Chegando a fazer com que algumas coisas dessem raiva. Mas em fim. um livro muito bom.


Sinopse:
Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter. A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras. Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

Trailer da Serie - Disponível na NetFlix:



Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon