Como cuidar de um cabelo quebradiço?

Quem em meio a tantas agressões químicas mascaradas de tratamentos para os fios já não teve detonado por causa disso? Ou que nunca tenha realmente cuidado do cabelo que ele já estava revolto com essa situação?


O meu desde cedo conhece produtos de alisamento, ele não é exatamente frágil, na verdade ele é bem resistente e bem criativo em suas manifestações de arte, contudo ele é bem fino. Sempre o cortei por causa das pontas duplas e ressecadas, claro, além daquela vozinha interior que nos diz para cortar o cabelo rente a nuca. Por isso nunca ainda não tive o cabelo grande.


E desde a transição gente aprende ou é obrigado a lidar com isso. Os fios opacos e desconexos, uma hora o cabelo está mega volumoso e em outras só em algumas partes... Sinceramente não foi uma das melhores. As madeixas nunca parecem estar de acordo com o que queremos e por esse motivo muitas acabam voltando com as químicas ou cortando tudo de uma vez.


Separei algumas dicas e receitas para que pelo menos isso seja amenizado, porque ninguém merece sofrer ou ser coagido a fazer algo que não queira. E para os tingidos e os cabelos desleixados, não se preocupem que funciona tão bem quanto para vocês.

O que pode causar a quebra?

Se quer resolver um problema descubra a raiz de todo mal. Nossos fios se estendem para fora do nosso corpo e muitas vezes quando não nos alimentamos direito ou não bebemos água o suficiente, eles são os primeiro a sofrer.


O calor é um das coisas que mais agridem quando ele está sem sua proteção natural. Seja Sol em excesso, chapinha, secador, babyliss ou água quente do banho... Temperaturas mais altas tendem a abrir as cutilas dos fios, deixando toda hidratação indo para o ralo como torneira aberta. É o conhecido cabelo poroso e sem vida.


Então tenha muito cuidado em especial quanto a isso. Pois é algo simples, que ao longo prazo detona todo um progresso.


Quem não cuida dos fios e não seja aquele sortudo da boa genética ou da boa nutrição alimentícia, pode deixar os fios muito desleixados com o tempo. Ao ponto de mesmo que tenha um pingo de química o cabelo seja mais detonado que muita cabeleireira quimicamente tratada por ai.


Agora, imagine alguém com o cabelo cheio de progressiva e que não hidrate o cabelo? É desastre completo. Digo, por experiência própria. Nunca gostei de alisar meu cabelo e isso acabava me revoltando, porque era a única alternativa que parecia plausível para mim e para os outros. Então, odeio ter que me dedicar a algo que nem acredito ou não goste. No fim, lascava o f*da-se.




Crianças, não façam isso em casa.


E por últimos, temos certas manias que podem ou pioram tudo. Como prender forte demais o cabelo ou prendê-los molhados causando fricção aos fios, e consequentemente a quebras, descolorante e tintura agressiva em demasiado sem um curto período de adaptação, água muito quente na hora de lavar, tranças muito apertadas em cabelos frágeis, estresse, brutalidade na hora de pentear, não pentear e o pior de todos: crenças limitantes, né mores. Se você não acredita que seu cabelo pode melhorar e sustenta essa negativa toda vez que tenta mudar isso, sua mente é mais poderosa que qualquer coisa, imagine o resultado.


Como faço para recuperar os danos causados?

Primeiramente, passar protetor térmico toda vez que for usar sua chapinha, seu secador... Ou quando ficar muito exposto ao Sol quente, e não esqueça do protetor solar

Segundo, umectação à beça. Invista em óleos extra virgens e potentes. Como o óleo de coco, o de azeite... Ou óleos powers que combinam muitos óleos potentes, que além de tratar vão ser ótimos para a estimulação do coro cabeludo, resultando em fios saudáveis e crescimento capilar.

Terceiro, reconstrução periódica. Reconstrução serve para repor massa dos fios. Fios muito fracos, finos, quebradiços e porosos são os que mais necessitam de uma reconstrução. Contudo, por um tratamento pesado, deve-se respeitar as hidratações e as nutrições necessárias antes para que o efeito não seja o contrário.


Tratamentos caseiros


Regeneração dos fios, brilho e sedosidade


Ingredientes

º Mel ou Melado de Cana

º Óleo vegetal (óleo extra virgem de girassol, azeite, óleo de coco...)

º Gel de linhaça


O mel é um dos seus melhores amigos quanto a resultados urgentes e em longo prazo. Contudo, sabemos que as abelhas estão morrendo e sofrendo por nossa causa, então substituam pelo melado de cana, que é tão eficaz quanto e mais barato.


O melado de cana escurece fios brancos, e não tive nenhum problema com ele em minha cabeleira colorida, hidrata os fios, restaura volume, dá força e brilho por ter propriedades nutritivas.


Essa receita pode ser tanto usada como umectação nos cabelos sujos ou uma hidratação no cabelo limpo.


O gel de linhaça ajuda na definição dos cachos e alinhamento e uniformidades nos cabelos lisos. Muita maciez e brilho.

O gel é simples de ser feito, e não é muito relevante que seja da marrom ou da dourada. Coloque um pouco de água (1/3 da quantidade normal que aplicaria em todo seu cabelo) no fogo meio baixo e uma quantidade que a linhaça ainda continue submersa e espere ferver. Quando ver que a água está engrossando, desligue o fogo, acrescente um pouco de óleo vegetal e peneire a mistura ainda quente. Espere esfriar.


Separe um recipiente e coloque 1/3 de melado para aplicação. Duas colheres de óleo extra virgem e o gel já resfriado. Misture tudo e aplique, inicialmente, só na raiz, massageando suavemente o couro cabeludo. Posteriormente, aplique uma boa quantidade nas pontas, massageando para que o resultado seja mais efetivo.



Definição e encorpar os fios

Ingredientes

º Gel de babosa

º Óleo vegetal


Todo mundo sabe das propriedades regenerativa da babosa. O que a torna uma mão na roda para cabelos danificados e em transição. Além de sua alta capacidade em hidratar os fios. O óleo de coco que também é muito hidratante, potencializa o resultado e ao mesmo tempo faz com que que o efeito e o tratamento dure bem mais tempo.


Indico que o faça uma vez na semana com o cabelo sujo e deixe agir por no mínimo 3 horas. É basicamente uma umectação nutritiva e hidratante.


É só misturar tudo em um recipiente e aplicar nas pontas e subindo até a raiz. Sempre massageando e enluvando.



Reconstrução caseira básica


Ingredientes

º 1 colher rasa de Gelatina incolor/ queratina

º Máscara de sua preferência


É bem simples, misture tudo e aplique nos fios limpos, deixe agir por 30 minutos e retire por completo do cabelo. Condicionando-o em seguida.


Reconstrução com amido de milho


Ingredientes

º Amido de milho

º Máscara de sua preferência


Você pode tanto acrescentar o amido de milho diretamente no creme para aplicação ou fazer o mingau a base de água, tomando o devido cuidado de não empelotar, porque não é muito agradável quando as bolotas prendem nos fios. Espere esfriar e passe nos cabelos úmidos e limpos. Se quiser potencializar, acrescente uma colher de melado de cana para mais brilho e maciez.



Espero que essa postagem tenha sido útil para vocês. Algumas delas descobri pelo mundo da internet afora e uso a anos, outras descobri no tentativa e erro. Boa sorte para vocês e um ótimo final de semana.


Se inscrevam no nosso canal (Canal News Fallen Books), cadastrem-se no Fórum para conteúdos exclusivos e curtam nossa página do facebook: Blog Fallen Books. E vejam nossos posts sobre crescimento capilar, hidratações e muito mais!: TAGS: Cabelo, DHT, Receita Caseira, Serie de óleos poderosos, Óleos vegetais e essências.


Veja mais...

Cabelos |.| Top 10 ervas que vão ajudar no crescimento capilar.







Destaques