Como cuidar de um cabelo passando pela transição?


Oi, oi gente! De novo aqui falando sobre transição. Basicamente já saí dessa fase, assim como meu irmão, mas como sabemos como é ruim cuidar de um cabelo detonado por causa de química, então estamos aqui para ajudar. Caso seu problema seja tintura e descoloração, não tem problema nenhum. Melhor prevenir do que remediar, certo?


Primeiramente, tem que saber que para recuperar um cabelo enfraquecido é necessário cuidado e muito amor. Dedicação é resultado dessa maravilhosa combinação.

ROTINA

Acho que quase todo mundo já saiba do cronograma capilar, se não, é só ler essa postagem bem aqui -> Cronograma Capilar <-. Tenha sempre uma rotina de cuidados. Não precisa ser todo dia, contudo sempre hidrate, pelo menos, uma vez na semana. Ou tenha alguma preparação ao finalizar. Um creme consistente para finalizar, por exemplo.


Algumas dicas que podem ajudar muito contra o ressecamento... Passar um óleo vegetal ou o condicionador antes de lavar, isso evita que o shampoo limpe mais do que o necessário e consequentemente, cabelo mais hidratado. Ou pentear os fios de baixo para cima, desembaraçando cuidadosamente antes de lavar, ajuda a não embolar posteriormente.Pentear o cabelo é ótimo para estimular a circulação de sangue no couro cabeludo, auxiliando no crescimento e na absorção de nutrientes pelos fios, principalmente com algum produto que tenha essa função especificamente.


Meu cabelo é 3C e 4A, na transição eu conseguia aguentar uma semana sem lavar, e isso é ótimo para cabelos secos, pois acumula a oleosidade natural dos fios, dando tempo de chegar até as pontas ressecadas. Hoje em dia, ficar uma semana sem lavar é um pesadelo. Dá para ouvir meu cabelo reclamando do meu desleixo.

Enluvar mecha por mecha é essencial quando for hidratar, o mesmo se for aplicar algum óleo vegetal ou um tônico na raiz. Sempre massageie de maneira circular sem usar as unhas. Além de não prender o cabelo molhado, impossibilitando que ele seque, pois isso pode dar mofo. Aquele cheirinho úmido e abafado? Esse mesmo. Caso já esteja com esse problema, pode usar 1/3 de vinagre de maça com água como último enxágue, já que é antifúngico.


E por último, cuidado com chapinha, babyliss ou que for. Eles agridem os fios, se ainda optar por eles use protetor térmico e não exagere ao ponto de ressecá-los.

CRONOGRAMA CAPILAR

Ao contrário do que parece, não é uma obrigação. Mas sim um método eficaz e rápido de recuperar as madeixas. Existe o modelo clássico que é mais popular, contudo para cabelos ais enfraquecidos, talvez uma adaptação da sua preferência seja o melhor.


Existem três etapas: Hidratação (repor água nos fios), Nutrição ( repor nutrientes nos fios) e Reconstrução (Repor massa).


Eles normalmente seguem essa ordem. Contudo, para cabelos crespos e cacheados, dando ênfase nos que estão passando pela transição, o cronograma pode começar com a hidratação, mas tendo em vista que seus fios precisam reter mais essa água que conseguiu com a hidratação, então é preciso mais nutrição, que pode ser feita com óleo e manteigas vegetais.



E diferente do cronograma disponibilizado originalmente, um cabelo danificado com quebra precisa de mais reconstrução. Mas por ser um tratamento pesado, ele precisa que seu cabelo aguente, por isso a hidratação e a nutrição vêm antes. Sabendo que o único que não causa efeito reboot* por ter demais é a hidratação.


Minha experiência com o cronograma até que foi boa durante um tempo. Entretanto, com as lavagens nem conseguia mais segui-lo arrisca. Fazer o que, para alguns funciona para outros não. Consigo manter as lavagens e hidratações periódicas, mas não consigo seguir o que se pede toda vez. Sempre acabo mudando, já que adoro fazer uma inovação.


Meu cabelo já está bem saudável, por isso o cronograma está a critério de cada um.


PRODUTOS CHAVES


Como já viram nesse post mesmo, que os óleos vegetais são essenciais nessa fase. O tratamento com eles é ótimo para trazer a vitalidade, maciez e força dos fios de volta, com um extra de deixar os cachos mais definidos, se for o seu caso. Eles não atrapalham quem alisa o cabelo, eles não alteram o formato dos fios, apenas se adequam a eles.


Alguns mais populares, são o óleo de coco, azeite de oliva extra virgem, óleo de alecrim, óleo de gengibre... Os últimos sendo possível serem feitos em casa. Chás não existem apenas para se acalmar ou para uma gripe. Alguns, você pode até engrossar os fios, tratar a raiz, tratar pontas duplas, tirar caspas e piolho, hidratar, regenerar os fios e o couro cabeludo.Temos algumas receitas aqui no blog: Chás no Cabelo, Tag: Herbologia, Tag: DHT.


Continuando, a babosa é outro ingrediente maravilhoso e divino. Ajuda a cicatrizar feridas, trata queimaduras; e misturado com óleo de coco, e aplicado como uma Umectação* é capaz de alinhar e/ou cachear cabelos na transição ou com muito frizz.

Outra adaptação também muito hidratante é o gel de linhaça com óleo vegetal aplicado da mesma forma. Caso não saiba fazer o gel, ensinamos aqui no link como fazer: Gel de Linhaça. E não podemos esquecer os tônicos capilares. Eles podem ser feitos com chás aplicados na raiz depois de lavados ou, essências feitas com alguma erva específica que queira. Por exemplo, o alecrim, folha de goiaba, feno grego, folha de amora, manjericão, tomilho, camomila, hibisco... Como fazer essências?


Pode criar hidratações caseiras também a partir de frutas. É só bater no liquidificador e acrescentar óleos vegetais ou ingredientes beneficentes para o resultado que deseja.


Exemplo: Abacate, Amora, Banana, Manga e Tomate.

CO WASH


Já comentei por aqui como isso me ajudou. Co Wash é o método de lavar o cabelo com condicionador. É um pouco estranho no começo, mas vale muito a pena. São condicionadores específicos e liberados que podem ser usados. Você pode encontrar com preços variados. O mais barato que encontrei até então são os da Skala. Já fiz Reviews deles aqui no blog: Skala Vitaminas de banana e Skala alguma coisa.

-

-->Começando com o CO WASH?


DETOX

Uma coisa maravilhosa que desentope os folículos capilares, que é de onde nascem os fios, resulta em fios mais fortes e saudáveis. Pode notar até uma acelera no crescimento. Por ser uma limpeza profunda, é recomendável que faça uma vez ao mês. Aplicar o suco de limão na raiz de noite é um dos mais simples que conheço e com ótimos resultados. E, claro a argila.


Você pode realizar uma limpeza profunda também com Bicabornato de Sódio. O diluindo em água e aplicando na raiz como shampoo ou acrescentando no shampoo mesmo. É uma receita caseira de um shampoo anti-resíduo.


INVERSÃO CAPILAR

Há quem diga que cresce um centímetro ou mais na semana. Ele é feito durante uma semana inteira. Fica-se com a cabeça baixa seja sentada com a cabeça entre os joelhos ou com as costas deias com a cabeça pendendo pra baixo. E massageie sem parar por cinco minutos com algum óleo vegetal aplicado na raiz. Só pode ser feito uma vez no mês com pausa de pelo menos 15 dias, pois o resultado não garantido caso seja feito por mais de uma semana.


Não medi meu cabelo quando fazia, mas dava para sentir o sangue fluviando pela cabeça. Contudo, sempre via uma diferença no comprimento.



VINAGRE DE MAÇA


Comentando sobre essa maravilha que pode ajudar seu cabelo a crescer, tirar resíduos e sujeira dos fios, selar as camadas abertas funcionando como condicionante, tratar caspas, oleosidade, fungos e piolho, além de deixar os fios tremendamente brilhantes e macios. É aquele produtinho que serve para 1001 funções. Você pode usá-lo em uma reconstrução ácida com ele, como último enxágue e um ótimo condicionador. Uma receita power para brilho e crescimento acrescenta o vinagre de maça com suco de tomate coado com último enxágue ou condicionador. Sempre seguindo a medida de 1/3 diluído em água por ser um pouco forte.


COMO HIDRATAR?


Isso é algo bem pessoal, se você parar para pensar. Mas vou falar algumas coisas que podem potencializar sua hidratação.


Enluvar mecha por mecha: Isso ajuda que o calor exercido pelo movimento das suas mãos aumentem a absorção do produto. Normalmente faço uma contagem até trinta a cada mecha e finalizo entrelaçando em baião de dois até as pontas;


Hidratação a seco: Fato que descobrir recentemente. Pelo produto não está diluído em água o cabelo tem bem mais facilidade em absorvê-lo quando seco. Vi isso como uma finalização e adaptei para a hidratação. E foi ai que descobri que algumas pessoas já o faziam e da super certo.


Não ultrapasse o tempo de espera indicado. Eu não me importo muito quanto a receitas leves caseiras, contudo produtos industrializados e tratamentos caseiros mais fortes devem ter muito mais precaução quanto a isso. Pois isso pode ter o resultado oposto do esperado.




ACEITAR A REALIDADE


É preciso ser positivo. O que não falta é gente falando do nosso cabelo e aparência. É complicado viver com duas texturas diferentes na cabeça. Um cabelo rebelde e que não é tão fácil manter saudável e belo.Eu gosto de fazer hoponopono para o cabelo enquanto hidrato. “Eu sinto muito, eu me amo, eu me perdoou e obrigada”. Nesse vídeo talvez vocês entendam mais a respeito:




Antes de tudo tenha em mente como está sua situação e como pretende agir agora. Às vezes é muito difícil aguentar a tentação do velho. De voltar alisar quando esse não o seu objetivo. Siga seus próprios conselhos. Você pode fazer o que quiser se tiver determinação e confiança para isso. A única coisa que tem muitos aspectos ruins é não respeitar o próximo e seus limites. Tudo começa e termina com o respeito.


Você consegue. Talvez não seja da forma como imaginou ou como se lembrava, contudo não há problema algum nisso. Todo tipo de cabelo que é amado é bonito. Seja ele liso, cacheado, ondulado, crespo ou alisado e colorido. Não force o coleguinha com suas opiniões porque cada um é cada um. Eu não quero mais alisar meu cabelo, mas quero pintar eles de muitas cores ainda; minha mãe usa progressiva até hoje e tinge de vermelho e nem por isso ela reclama das minhas escolhas. Na verdade ela acha lindo. E concordo com ela. Primeiro aceite quem você é que o resto deixa de ser um problema.


Empodere-se.


COMO PASSAR PELA TRANSIÇÃO?


Sabemos que muitas vezes é difícil. Porém, há alguns jeitos que facilite essa fase na sua vida. Existem penteados práticos, o uso de turbantes, bandanas, tiaras e tranças; métodos diferentes de apliques e texturizações dos fios e claro, as Box Braids tão populares nessa época.



CORTES DE CABELOS CACHEADOS E CRESPOS

Para aqueles que já querem ir para o Big Chop que é quando você corta toda a parte com química do cabelo, vou deixar alguns cortes para inspirar. E para aqueles que querem descolorir e colorir o mundo ao seu redor.


*Reboot: Efeito colateral ruim de algum produto;


*Umectação: Enluvar o cabelo se com algum óleo vegetal, e lavar após algumas horas.



“Ouça a razão e seu coração, pois o mal que nos corrompe vem d ignorância, não das ideias ou dos sentimentos.”

R.W.

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon