FANFIC DA SEMANA: As Máscaras de Sakura


Gêneros: Amizade, Drama, Romance, Songfic, Universo Alternativo

Autora: SiryenBlue

Categoria: Naruto

Status: [EM ANDAMENTO] 2 ª Temporada

Ano: 2015

Plataforma: Social Spirit e Nyah! Fanfiction

Link: Nyah! e Social Spirit


Sinopse: Haruno Sakura é uma colegial que tem duas grandes paixões: Sasuke e sua música. Seu amor pelo amigo de infância vive sendo declarado para ele e para quem quiser ouvir. No entanto, seu talento musical é escondido à sete chaves, por puro medo e vergonha.Sakura é, para qualquer um que a veja, alegre e persistente. Mas o que ninguém percebe são suas dores, mágoas, cicatrizes e sofrimentos, mascarados pelos seus sorrisos fingidos.


Uchiha Sasuke é um adolescente que sonha em um dia poder viver de música com a sua banda. Tem um grande carinho por Sakura mas é a melhor amiga dela, Ino, que faz seu coração bater mais forte. Apesar da paixão crescente, Ino resiste a Sasuke por fidelidade à Sakura.


Sabaku no Gaara é um surperstar talentoso e mundialmente famoso que cresceu em frente às câmeras. Após escândalos causados por sua fase rebelde, é mandado para a pacata Konoha, em busca de redenção. Depois de alguns encontros não muito amigáveis, Gaara será a primeira pessoa a saber que há muito mais por trás de Sakura do que ela permite os outros verem.


Essa foi uma das Fanfictions que mais amei, se tornando minha preferida em meio a tantas outras histórias da categoria "Naruto". Ela está dividida em duas fases "A Máscara do Riso" e a "Máscara da Fama." Quando conheci essa obra maravilhosa ela era pulicada semanalmente, o que me fez apaixonar imediatamente depois de ter lido vários capítulos seguidos em uma noite.


Nesse universo nenhum dos personagens são ninjas, são apenas colegiais do ensino médio, o que me lembra um pouco de Konoha High School que foi um mangá criado especificamente pelo criador da obra original em universo alternativo.


A Sakura é uma estudante perdidamente apaixonada pelo Sasuke, seu melhor amigo desde a infância, declarando seu ao amor para quem quer ouvisse. E não se deixando abalar por todas as vezes que foi rejeitada.


Sinceramente esse amor platônico de Sakura é tão dependente de Sasuke, que mal percebia o modo como os outros achavam de ela, de como a viam, que partiu meu coração várias vezes vendo que, na verdade, mesmo que sorrisse ao saber que nem era levada a sério, é muito triste. Aí você compreende o por quê ela não mostrava o quanto estava magoada. Foi quase a mesma coisa com a Kyoko de Skip Beat dedicando sua vida por alguém que nem respeitava seus sentimentos, mesmo sendo óbvio que Sasuke nutria carinho por ela como se fosse sua irmã.


Mas ver que mesmo com seus esforços, Sasuke já havia se apaixonado por outra pessoa, que além de ser próxima a ela, fosse uma amiga, e que ainda retribuía aquele sentimento, foi esmagador. Não esperava que fosse algo tão inesperadamente óbvio, e mesmo assim, intenso.


Com relação a amizade do grupo em si, o Naruto, Hinata, Neji, Tenten, Sasuke, Ino e Sakura, possuem uma amizade e laços muito fortes. Não percebia isso com muita clareza no começo, quando todos já sabiam dos sentimentos (bem aparentes) de Ino e de Sasuke um pelo outro, que aliás não era um casal que já tivesse pensado que poderiam ficar juntos. Claro, sendo Sakura ignorante desse fato de início, é quase um sinal de traição e principalmente de falta de confiança. É basicamente "O corno é sempre o último a saber."


Os julgamentos de seus amigos pré-estabelecidos da nossa protagonista, são tão superficiais que não chegava nem a 10% de quem ela realmente era. Tudo o que eles tinham é o que ela deixava que vissem, mas é intrigante não terem percebido que ela era bem mais do aquilo durante todos os anos que passaram juntos. Quem chegou mais perto de compreender Sakura foi apenas Neji, e mesmo assim um pouco mais adiante na história.


A complexidade dos sentimentos da Sakura realmente acabavam me prendendo cada vez na história. Fica tão claro o que ela está sentindo que muitas se tornam inquestionáveis. Por exemplo, o que faria alguém ser tão cruel consigo mesmo por medo de se expor? E fica meio óbvio que todas as rejeições, tanto por parte de sua mãe e daquele de quem mais amava, é um tremendo motivo para começar a se esconder, como forma de se proteger.


Usar um sorriso com forma de autopreservação é tremendamente corajoso diante de todos os motivos, contudo isso acabou se tornando mais um fardo pesado demais para ser carregado,e tremendamente desnecessário.


E vemos que com tantas coisas acontecendo e tantas reviravoltas, o amadurecimento dos personagens é tão notável, mesmo que de alguma forma, a Sakura sempre acabe dando um passo para trás quando adianta dois. É um pouco desgastante, mas acho que assim que fica explicito o quanto sua insegurança ainda possui influência na sua vida. O que torna o final da primeira fase tão necessário.


Amei com os personagens foram tão bem aproveitados. Fiquei um pouco mais curiosa quanto aos secundários, mas pelo menos na Primeira Fase, o Neji foi bem utilizado como meio de parâmetro para o outro lado da história.


Todos os momentos são tão bem encaixados e as músicas, que li essa Fanfic com a mesma intensidade que li da primeira vez. Lembrando ou não de algumas partes, não tirou nenhum um pouco da emoção. E a forma como as partes mais impactantes de momentos, pensamentos ou emoções dos personagens é tão mais envolvente, que teve uma época que fiquei um pouquinho viciada em escrever dessa forma.


Não conseguia aguentar de tantas emoções que sentia lendo, que os cometários a cada capítulo eram um monólogo, o tenso é que não era e não sou a única a surtar a cada atualização. Só mencionando que os capítulos também são bem completinhos e extensos na maioria das vezes, indo de 2000 palavras para 10000, geralmente. É o paraíso para quem ama capítulos gigantes e uma obra bem planejada.


Chorei tanto no decorrer dos acontecimentos, que fico feliz de ter me segurado um pouco mais na segunda releitura. E me senti tão compadecida com a situação da Sakura em geral quanto dos outros personagens. Sakura se emaranhou tanto nas próprias mentiras que se perdeu em meio a elas e se cercando cada vez mais com a insegurança de ser o suficiente. De ser ela mesma.


Com tanto drama e momentos trágicos, a histórias também possui muito momentos tão felizes e cheio de companheirismos que torna a leitura mais leve, e com uma pintada que mesmo que você esteja em um péssimo momento, ainda existem coisas boas e tudo o que é preciso e seguir em frente, sempre mirando o que realmente importa para você.


Obs: Acabei não mencionando o lindo do aara, que é um dos personagens mais interessantes e um dos meus preferidos em As Máscara de Sakura, junto com o Neji e a Karin.


Para os curiosos essa é playlist com as músicas usadas.


Espero quenham gostado. Tenham uma ótima semana.


Abraços.

"Seria mais conveniente esconder que realmente é ou mascarar-se em quem não é pelo resto da sua vida?"

R.W.












*Caso, não saibam as maiorias das Fanfics que indico, provavelmente li muito tempo atrás, então sempre acabo relendo tudo de novo ou partes da história para refrescar a memória, no intuito de fazer uma boa indicação. E, claro, peço permissão ao autor antes de fazer.



Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon