Não julgue um livro pela capa?


O que lhe atrai na hora de procurar algum livro ou uma fanfic para ler? Uma capa maravilhosa, um nome chamativo ou uma sinopse bem construída? Isso não seria julgar um livro pela capa? Antes disso, um livro se promove pelo seu conteúdo ou o que a aparenta ser a primeira vista?


Temos que admitir que uma capa e uma sinopse bem feita é tudo na hora de promover sua história, porque ela serve exatamente para isso, atiçar o interesse do leitor. Contudo, nem sempre há tanto empenho na superficialidade quanto para o conteúdo real. Muitos deixam a desejar quanto ao enredo, seja por erros ortográficos que nem sequer viram uma revisão ou por uma história mal planejada e sem aprofundamento nenhum.


Sabemos que as fanfics não são uma obrigação de quem a escreve, mas o descompromisso substitui tudo isso ou torna válido a grande quantidade de gente reclamando que aquela história não merece o reconhecimento que possuí?


O interessante que mesmo que não haja aprofundamento, por que uma fanfic sem plot e com erros grotescos de português, consegue prender a atenção de quem a está lendo?


Independente se escreva no politicamente correto e tenha uma história bem planejada, do que adianta se não possuir algo que prenda o leitor? Procuramos nos livros um abrigo da nossa própria realidade, onde podemos acompanhar uma vida que não é a nossa, e queremos nos identificar com aquilo, queremos sentir algo diferente ou que assemelhe com algo que esquecemos que podemos sentir... Se não possuir algo assim que faça o leitor se apegar a sua narrativa, naturalmente não haverá muitos leitores.


Personagens perfeitos demais não se assemelham com a realidade. Somos seres imperfeitos em constante evolução. Procurarmos aprender algo em tudo que fazemos e consumimos, mesmo quando nos recusemos a isso, sempre estamos aprendendo, seja como funciona um celular novo ou aquela receita com cogumelos que esta testando.


E um ponto importante que se deve ter em mente, é saber que atraímos o que pensamos e quem somos. O que acha que uma pessoa que só reclama vai ganhar em troca de desvalorizar o trabalho alheio?


Uma história envolvente é aquela que sabe nos cativar. Seja ela contada oralmente ou escrita. Clichês fazem sucesso porque fazem nosso coração apitar, e provavelmente porque o autor gostou de criar aquela cena. Para o bem ou para o mal, gostamos quando associamos isso a uma memória, em outras palavras, a doce nostalgia.


O que é realmente negativo quanto a isso, são os clichês fora de hora e estão ali apenas para atrair o público e nada mais. Isso é tão degastante de ler quanto chato. O inesperado no velho é atraente, mas o mal feito bonito, não.


Tudo o que criamos hoje ou é adaptação do antigo ou é o antigo. Vivemos nos reinventando. Aquilo que é clichê pode não ser clichê daqui 50 anos, e aquela fanfic sobre vampiros inovadora hoje, pode ser o maior cliché até lá, entende? Julgar os outros por isso, não vai te tornar melhor ou mais inteligente e "evoluído" que ninguém.


É claro, que uma história não é só emoção. Ela é um conjunto básico de direcionar e organizar algo que está apenas na sua cabeça. E a língua é uma ferramente primordial para isso. Nos comunicamos através de ela, então é óbvio que ela é necessária. Contudo, não é preciso ter um conhecimento absurdo para escrever. Você só precisa ter uma base na qual trabalhar, e se tiver uma dúvida, pesquise! A internet esta aí para isso, assim como os livros também estão. O melhor amigo de um escritor é a pesquisa. Não se pode fazer algo ou escrever sobre alguém se não sabe nada sobre ela. Ou você cria ou você estuda, simples.


E se mesmo assim sua fanfic bem construída, com personagens maravilhosos e enredo envolvente não possuí crédito o suficiente, pode ser por esses 4 motivos: 1- Ela não alcançou o público alvo; 2- Não houve publicidade suficiente; 3- Leitores fantasmas e 4- Descompromisso da sua parte. Ninguem vai acompanhar uma história que é atualizada em séculos diferentes e principalmente com um ficwriter que não sabe respeitar seus leitores.


Acho que já entenderam que só reclamar não vai trazer nada de bom. Gentileza gera gentileza. Por que só falar mal de algo sendo que ali há um potencial absurdo? Não custa muito avisar educadamente dos erros e elogiar as qualidades de um texto. E se o autor for um grosso, problema dele, você fez sua parte, agora é com ele.


E por que não ao encontrarem uma fanfic que gostem a divulguem ou mostre o que você acha? Reconhecimento pelo esforço e dedicação traz a mensagem de que esta no caminho certo, e está tudo bem em continuar progredindo. E se você, escritor, já possui a atenção desejada por que não agradecê-la?


Abraços.

"Uma carta sempre poderá dizer muitas coisas, nunca de que não foi desejada, seja por quem a escreveu aos prantos ou a quem lhe recebeu contentes com as mão suadas."

R.W.













Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon