Como começar uma história?


Eis a questão, como começar uma história? Com um prólogo, uma memória, ou um sonho? Essa é uma questão bem explicitas em muitas fanfics de Amor Doce e até originais, que é a mudança de escola, quando o romance é colegial. Um exemplo disso é Crepúsculo, mesmo que na verdade a trama seja introduzida por um prólogo.


Enfim, o que é necessário para começar um história? Sinceramente, começar um original é tão particular e pessoal quanto dar a luz a um filho. Pode-se fazer o primeiro capitulo ao acaso, sem qualquer compromisso ou planos para prosseguir; Ter planejado do começo ao fim; ou fazer o primeiro capitulo por último, quando toda a obra já se encontra completa. Mas o que realmente precisa ter no início de toda história é algo que cative o leitor.


E não esqueça que um clímax em todo capitulo deixa a história bem emocionante. E o primeiro clímax da história é essencial pois será o primeiro catalizador de futuros problemas.


Em geral, tudo o que precisa saber, é que se não atiçar a curiosidade ou interesse de quem está lendo, logo não seriam muitos que leriam seu livro ou fanfic até o fim. Mas caso escreva para si mesmo, desde que você goste (o que põe em prova o que acabei de dizer), está tudo bem, porque seria do seu gosto e interesse.

FATOR PRINCIPAL


Antes de tudo e independente de como faça, você precisa de um foco. É o mesmo caso de querer contar a história de alguém, se nem decidiu quem será o seu personagem, mesmo que desse essa ideia ao leitor.


Contudo, assim como é necessário um Sol para que haja vida no nosso planeta, também é necessário em toda história. É uma direção em um local cheio de informações sem qualquer ligação entre si, até o momento que a seta é traçada.


Você pode colocar todas as direções que quer tomar, e comparando as ideias e fazendo perguntas de como colocaria uma ligação entre aquelas ideias. Por exemplo: Se eu tenho um jarro vazio e uma televisão. Eles não possuí nenhuma conexão até que se crie uma. " O jarro vazio, caído ao chão, derramou toda sua água na velha televisão em que estava apoiado, e mesmo daquela altura, nem mesmo trincou." Viu, ao criar uma história, eu criei uma conexão entre elas, dei uma direção para o que eu queria mostrar e especificar.

EMOÇÃO

Uma outra coisa importante é ter emoção no que se escreve. Se você planeja publicar ou postar sua obra em algum lugar, saiba é a emoção um dos principais motivos para que as pessoas continuem a ler o que você escreveu. Então quando os primeiros capítulos possuem emoção, será difícil largar aquilo que nos apegamos de alguma forma, seja por empatia ou por mera curiosidade.


Ter movimentação é essencial quando se trata da narrativa, e é algo que não deve ser esquecido quando escrever. Vários adjetivos caracterizando um personagens não vai passar de um texto descritivo do que qualquer outra coisa, até que uma ação aconteça.


EX: Ele morreu. Da pior maneira que alguém poderia morrer. Sua família mal conseguiram encarar o corpo estirado no chão. O sangue gotejando no assoalho como as lágrimas de seus filhos que caia aos soluços. O tempo havia acabado e ele havia morrido afundado pelas as próprias mágoas. A faca ainda cravada em seu pescoço, aquela mesma que usaram para cortar a carne para a janta no dia anterior, que nunca mais seria usada, já que até mesmo a casa seria abandonada junto com a lembrança trágica de um pobre pai de família que havia se matado.


Não sei se prendeu a sua atenção, mas minha intenção era atiçar sua curiosidade, além de trazer um sentimento de empatia com o morto ou com sua família. Além que nota-se a sequência de ações e informações que foram lançadas aos poucos para que prendessem a atenção de quem está lendo.


LINHA DO TEMPO


Não consigo escrever uma história sem uma linha do tempo. Eu acabo me perdendo do foco central e me dispersando em muito pontos. Uma linha cronológica do que vai acontecer é maravilhoso. Porque os pontos importantes não vão ser esquecidos. Entretanto, também é uma ótima ideia fazer uma lista com todas as coisas que planeja colocar nos primeiros capítulos para a introdução da trama. Para que se situe quando não souber o que fazer, apenas imagine traçando uma seta nos detalhes, acontecimentos e informações que quer colocar.


Espero que tenham gostado? E o que acham? Qualquer critica ou comentário, ficaria grata de recebe-los.


" A verdade nunca existiu para ser única, pois até mesmo a terra de outro ângulo alterna enquanto o tempo vai passando."

R.W.














Fontes: http://corrosiva.com.br/como-escrever-um-livro/como-comecar-um-livro/































Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon