Frutas que são boas para o cabelo

Olá, gente. De uns anos para cá colocar comida no cabelo realmente se tornou algo bem comum, junto com as receitinhas caseiras. Foi os shampoos que prometiam fazer milagres no cabelo, as máscaras potencializadas por produtos baratos, por aí em diante... E as que eu gosto bastante as máscaras caseiras feita com frutas. Já vi indicarem frutas que me perguntei como colocariam aquilo na cabeça sem deixar os pedaços, mas outras que eu testei e amei o resultado.


Obs: ¹Você pode fazer tanto em conjunto com sua máscara de hidratação ou sem ela, não tem problema. A maioria dessas receitas devem ser utilizadas com o cabelo já higienizados e antes do condicionador. Fique de 15 a 30 minutos com a receita no cabelo. E não esqueça de ver qual o tipo do seu cabelo, no sentido se ele absorve rápido ou não os nutrientes, porque dependendo do tipo é possível passar o shampoo depois da receita e não danificará nada e se o seu cabelo aguenta ou não ficar mais tempo do que o indicado. Só não esqueça de passar condicionador depois.


²Não recomendo que guarde qualquer receita na geladeira, mas isso fica a vontade de cada um. Sempre coloque os ingredientes na quantidade certinha do seu cabelo, evitando desperdícios.


1- Abacate


Essa dica é uma das melhores. O abacate além de possuir uma boa quantidade de lipídios (responsável pela oleosidade natural dos fios), possui vitaminas do complexo A ( cabelos mais fortes, sem pontas duplas, maciez, sem queda e um bom crescimento dos fios), B (cabelos saudáveis, fortes, aparecimento de fios novos e desaparecimento da caspa), C (Importante para a produção de colágeno, brilho e ação antioxidante) e E (reforça o sistema imunológico, renovação dos fios, estimula a circulação sanguínea e previne os cabelos brancos). Também é rico em fósforo, cobre, potássio e zinco. É um excelente tratamento para cabelos quimicamente tratados e muito danificados.


Você pode ingeri-lo para ter seus benefícios, mas se for do meu tipo, que não tem muita paciência e gosta de resultados rápidos, aplicá-lo diretamente nos fios é uma boa opção. Usualmente uso meio abacate com azeite ou qualquer óleo vegetal. Ainda não testei com mel, contudo parece uma boa ideia.


RECEITA CASEIRA DE ABACATE


Ocasiões

º Cabelos secos, danificados, sem brilho, ressecados e quimicamente tratados. É mais recomendada para a nutrição no cronograma capilar.


Ingredientes

3 colheres de azeite

1 Abacate ( a quantidade suficiente para o seu cabelo)

3 colheres de mel


Como fazer?

Você pode tanto amassá-la com um garfo até que vire uma massa pastosa ou bate-la no liquidificado com um pouco de água (pode ser usado a água de arroz, ou chá de canela também). Depois coloque todos os ingredientes em um pote e está pronto para ser usado. Deixe de 30 minutos a 1 hora.


Resultado

º Maciez

º Brilho

º Cabelos mais fortes

º Fios alinhados e mais definidos

2- Banana

Outra fruta que é altamente rica em lipídios e vitamina A,B,C; ela também é rica em fibras e minerais. É capaz de hidratar e nutrir os fios tão bem quanto o abacate. É excelente para cabelos muito danificados e com queda. É eficiente para fazer o cabelo crescer forte e saudável e a combater a caspa. É uma maravilhosa. Combinada com mel, ovo ou azeite é uma das melhores hidratações que já vi. O resultado também é interessante usando a receita acima, apenas é necessário trocar a banana com o abacate ou use os dois juntos.


RECEITA CASEIRA DE BANANA


Ocasiões

º Cabelos secos, quimicamente tratados, com pontas duplas, sem brilho e sem vida ressecados, com queda e fracos. Auxilia na remoção das caspas quando aplicada na raiz e sem a máscara. Essa receita tanto nutri quanto repõe a massa dos fios, por isso aconselho colocar no dia de reconstrução do cronograma capilar.


Ingredientes

º 1 banana (metade da quantidade necessária pra o seu cabelo)

º 1 colher de mel

º 1 colher de maisena

º 1 ovo ou 1 gema

º 1/2 copo de chá de alecrim


Como fazer?

Bata ou amasse a banana com um garfo o suficiente para não deixar nenhum pedacinho. Já tive algumas complicações com isso e não é muito legal tentar tirar pedaço por pedaço do cabelo depois. Se for bater no liquidificador pode colocar todos os ingredientes juntos menos a maisena.


Alguns cozinham a maisena, mas isso não é necessário e não vai interferir no resultado. Em questão do ovo, se sentir incômodo com o cheiro apenas o peneire antes de tudo que tá tudo certo. Deixe de 30 minutos a 1 hora.


Misture todos os ingredientes e pronto.


Resultado

º Maciez

º Brilho

º Cabelos mais fortes

º Fios alinhados e mais definidos

º Fios mais grossos e mais pesados

3- Limão

É uma fruta rica em vitamina C, complexo B e sais minerais (fósforo, cálcio e ferro). Possuí a capacidade de tirar as impurezas dos fios e do couro cabeludo,traz fortalecimento da raiz diminuindo a queda, além de de repor algumas vitaminas. É muito usado em receitas de detox (limpeza profunda do couro cabelo,feito de uma ou duas vezes ao mês). Também é muito ágil como um dos ingredientes de shampoos caseiros e clareamento dos fios.


RECEITA DE DETOX CASEIRO


Obs: O detox deve ser feito antes do cabelo ser lavado. E não se deve sair no Sol com ele ainda em funcionamento. De preferência faça essa receita à noite.



Ocasiões

° Cabelos fracos e sem resultado com nenhum tratamento, problemas com caspas, fios sem vida e opacos e danificados.


Ingredientes

° 2 Limões

° 1 gengibre

º 3 ramos de Alecrim


Opcional: Óleos essenciais como: Lavanda, laranjeira ou alecrim.


Como fazer?

Você pode bater todos os ingredientes, coloca-los em descanso no suco de limão ou fazer um chá com eles, não tem importância o método que use. Coe todos eles, e dependendo, deixe esfriar por um tempo. Coloque em um borrifador ou algo que dê para aplicar da raiz as pontas. Lave normalmente seu cabelo, e se quiser hidrate ou não, pois esse detox deixa o cabelo sem a necessidade de uma hidratação imediata.


Resultados:

° Cabelos macios e extremamente brilhantes

° Fios soltos e limpos

° Fortalecimento da raiz e dos fios

° Melhor absorção de nutrientes

° Engrossa os fios

° Cabelos com um cheiro bem agradável

4- Maçã


As maçãs contêm uma abundância de antioxidantes e vitamina A, C e E, que ajudam a proteger o corpo contra bactérias e vírus nocivos quando ingerida. Sua propriedade que influencia o crescimento capilar pode ser atribuída à presença de vitamina B como a biotina que tem sido anunciada como esteroide para crescimento natural dos cabelos e unhas.


Essa vitamina também impede o degaste do cabelo e a calvície. Ela é rica em fibras e nutrientes como o potássio, magnésio, cobre e cálcio. É capaz de estimular a circulação sanguínea e a produção de melanina, substância responsável pela cor da pele e dos cabelos.


RECEITA DO TÔNICO HIDRATANTE PEQUENO ALMOÇO


Obs: É possível usá-lo como acréscimo na hidratação ou em qualquer fase do cronograma, também pode ser usado com condicionador e última lavagem. Inventei essa receita por estar com a raiz do meu cabelo meio seca, e gostei do resultado. Proponho a quem escolha como condicionador que use um acompanhante, como seu condicionador oficial ou o vinagre de maçã.


Ocasiões

° Raiz seca e fios sem vida. Cabelos ressecados e porosos.


Ingredientes

° Meia maçã

° 1 batata pequena descascada

° Água de arroz ou arroz cozido (metade da quantidade do necessário par o seu cabelo)

° 2/3 de um tomate sem sementes


Como fazer?

Bater tudo no liquidificador e coar toda a mistura. Coloque em um borrifador ou algo do gênero que facilite a aplicação.Deixe no cabelo por pelo menos 15 minutos.


Resultado

° Raiz hidratada

° Brilho

° Raiz mais forte

° Diminuição de quebra

5- Tomate


Uma fruta que se assemelha bastante a um vegetal ou algo que não há identificação. Não tinha visto muitas receitas com o tomate, mas acabei o acolhendo nas hidratações após ver uma simpatia para crescer o cabelo e fiquei curiosa e testei. Achei um pouco bugado na primeira vez que usei, contudo na segunda tudo pareceu bem melhor.


É fonte de vitamina A, B, C, E e K ( essa vitamina atua na formação capilar, dando força aos fios que estão nascendo). Também contém fibras, nutrientes e licopeno (retarda o processo de perda dos fios, indicado para o tratamento de calvície).


RECEITA DE TÔNICO ANTICASPA


Ocasiões

° Fios opacos e tratamento de caspa.


Ingredientes

° 2/3 de um copo de água (pode ser trocado por algum chá, como o de alecrim, orégano, camomila, chá matte, chá preto, chá de folha de louro, sálvia, tomilho ou feno grego)

°1/3 de um copo de vinagre

º 1 ou tomate sem sementes


Obs: A quantidade dos ingredientes pode ser aumentada se for aplicar o tônicos no restante do cabelo. Você pode usar a receita acima no lugar do tomate.


Como fazer?

Depois de retirar todas as sementes, corte o tomate em pedaços e bata-o no liquidificador com o copo de água. Coe a mistura e coloque o vinagre. Aplique com o cabelo já limpo e retire em água abundante. Massageie bem o produto na cabeça por alguns minutos.


Resultado

° Raiz limpa e saudável

° Refrescância no couro cabeludo.

º Força nos fios e na raiz

º Brilho

° Realce da cor no cabelo

6- Pepino


Outro que nem parece fruta. Anti-inflamatório e antioxidante; Contém principalmente água, carboidratos e fibras. Possui vitaminas como a Vitamina A, B, C e K, além de cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco, fluoreto e sílica. O pepino pode nutrir, fortalecer e acelerar o crescimento dos fios Isso porque esses nutrientes possuem forte ação antioxidante, que ajuda a melhorar a saúde dos fios. Ele atuará tanto como hidratante quanto um oleosidade em cabelos que a produzem em excesso e trazendo refrescância ao couro cabeludo.


RECEITA DE SHAMPOO CASEIRO DE PEPINO


Ocasiões

° Cabelos com a raiz seca ou oleosa. Cabelos ressecados e danificados. Pode ser colocado tanto para hidratação quanto para nutrição no cronograma ou como tônico.


Ingredientes

° 1 Pepino

° 5 Folhas de goiaba

° Shampoo neutro (opcional)

° 1 Folha de babosa

° Uma embalagem de shampoo ou algo que possa guardar essa receita


Obs: O Shampoo pode ser substituído pelo o ovo.


Como fazer?

Triture as folhas de goiaba com um pouco de água. Faça um chá dos pedacinhos das folhas e espere esfriar. Bata o gel da babosa depois de descascada. E misture todos os ingredientes. Coloque com a ajuda de um funil no receptáculo que você escolheu e guarde na geladeira até uma semana.


Também pode ser consumido assim que estiver pronto. Para apenas uma aplicação reduza a a quantidade dos ingredientes a metade ou o que for suficiente para você.


Resultado

° Maciez

° Fios fortalecidos

° Brilho

° Refrescância

° Fios soltos e hidratados

Essas foram algumas das receitas com frutas que deu para hoje. Espero que tenham gostado. Se houve alguma receita que já usou e tenha aprovado o resultado ou não gostou sinta-se a vontade em contar sua experiência aqui nos comentários.


Tenham uma bom final de semana.

"A melhor cura que podemos ter de nossas doenças ela está dentro de nós mesmos."

R.W.

Fontes de pesquisa:

http://www.saudedica.com.br\www.greenme.com.br/remedios-caseiros/3079-caspa-remedios-naturais-combate-la\http://www.vix.com\https://www.facebook.com/pg/1001receitascaseirascacheadoscrespos/posts/ref=page_internal https://melhorcomsaude.com\ http://www.suapesquisa.com http://www.aprendizdecabeleireira.com/\ http://www.curapelanatureza.com.br\http://tempode-beleza.blogspot.com.br/\html https://belezaesaude.com/vitaminas-minerais-cabelos/http://cacheia.com/\http://www.saudedica.com.br\https://belezaesaude.com/\www.maisestilosa.com https://www.chabeneficios.com.br\https://www.tuasaude.com///www.aprendizdecabeleireira.com\\www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-tomate-para-o-cabelo/


Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon