5 dicas para cabelos saudáveis



Olá, gente? Como vão? Se estão com dificuldades em manter seu cabelo sedoso, brilhante e hidratado no inverno, talvez essas simples dicas possam te ajudar. Já sabemos que o Cronograma Capilar é muito conhecido pelas(os) cacheadas(os) e por aqueles que precisam de cuidados constantes em sua cabeleira. E se você for um adepto desse tratamento feito normalmente em casa, sinta-se a vontade em encaixar os produtos mencionados à sua vontade no seu cronograma.


1ª Dica: Dilua seu shampoo antes de usá-lo


Essa é uma dica bem simples que pode prevenir o ressecamento que o shampoo pode acarretar em seu cabelo. Por causa de alguns agentes presentes no shampoo, como o Sulfato, que por terem a função de limparem profundamente o couro cabeludo, podem retirar o óleo natural que protege tanto os fios quanto sua raiz. E diluindo o seu shampoo em uma quantidade de água suficiente para aplicar em seu cabelo, diminuí o impacto agressivo que isso teria sem anular a limpeza proporcionada pelo seu produto.

2ª Dica: Ervas e chás


As ervas são basicamente as melhores amigas dos nossos cabelos. Cada uma possuí uma solução específica para cada um dos nossos problemas; Sejam ele ressecamento, queda ou crescimento baixo dos fios. Você pode usá-las tanto quanto como tônico, última lavagem ou para potencializar alguma misturinha.

Umas das ervas mais comuns para combater a queda, problemas com crescimento e hidratação dos fios é a babosa. Além de recuperar o cabelo de danos severos como a chapinha e produtos químicos, a babosa ainda pode fazer uma boa limpeza no couro cabeludo.

Ervas como o alecrim, hortelã, jaborandi e hibisco, podem fortalecer a raiz, proporcionar o crescimento e dar brilho ao cabelo. Já os chás bem conhecidos por darem resultados semelhantes é o chá verde, os chás das folhas de amora e de goiaba (o último capaz de engrossar e dar mais força aos fios).

Também descobri recentemente que o uso de produtos vegetais nos cabelos é uma das especialidades da FITOCOSMÉTICA, se estiverem interessados podem dar uma olhada no link ao lado: < http://www.belezainteligente.com.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=324 >


3ª Dica: Máscaras de hidratação com frutas


Uma das melhores coisas que já inventaram foi a hidratação a base de frutas. Tudo o que você precisa é triturá-las ou amassá-las até que fiquem em uma consistência que dê para aplicar no cabelo. Você pode usar banana, abacate, tomate, quiabo... Acho que a maioria dos considerados "frutos" possuem vitaminas e nutrientes que podem ser muito benéficos ao cabelo, indiferente se você aplicá-lo diretamente ou ingerindo-o, desde que possa transformá-lo em um gel, poupa ou suco, tudo é possível. Só recomendo que pesquisem antes e se não acharem nada a respeito, é só fazer o teste de mecha, que se der certo, você pode está criando uma receitinha caseira maravilhosa e seria bom que compartilhasse ao mundo.


4ª Dica: Óleos vegetais


O uso de óleos vegetais é usado a mais tempo que possamos imaginar. Além de conferir brilho e maciez, os óleos vegetais são capazes de nutrir, recuperar, e em alguns casos até hidratar, e pode neutralizar o frizz que irrita muita gente.

Eles podem ser usados para potencializar algumas receitas caseiras de tônicos, usados na umectação (que é lambuzar as pontas do seu cabelo em óleo vegetal (se quiser, até a raiz também, desde que seja 100% vegetal) por no mínimo 15 min). O mais indicado é de 1 hora à 3 horas, então é bastante comum dormirem com o óleo no cabelo e lavá-lo pela manhã.

Outro uso bastante comum é usá-los para potencializar sua máscara, principalmente às que são mais nutritivas e as que são feitas de frutas (que também podem ser usadas para potencializar outras máscaras).

Exemplos de óleos vegetais: óleo de mamona (óleo de rícino), azeite de oliva extra virgem, óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de maracujá, óleo de argan etc.


5ª Dica: Maisena


Não somente como a Maizena como também qualquer marca de amido milho. Por ser rico em carboidrato, ele possuí a capacidade de selar o fio e manter sua hidratação quando somados a água. Muitos recomendam a maisena por ela deixar o cabelo macio, hidratado e e até mais alinhado. O que de fato é verdade para a maioria das pessoas, mas o motivo pelo qual a maisena é a 5ª Dica, é porque ela engrossa os fios, fortalece a raiz e pode ser usada na Etapa: Reconstrução do cronograma capilar. Normalmente é desempenhada em sua forma de "mingau", contudo já vi usarem em sua forma de pó mesmo, e afirmarem que o resultado é bem melhor.

Só não esqueçam que a maisena é usada com algum acompanhante, seja sua máscara de hidratação ou ingredientes como: frutas, óleos vegetais, mel, babosa, ovos, entre outros.


Extra: Mel


Nada melhor que um bom mel, não é mesmo? Além de ser gostoso, o mel é regenerativo e altamente hidratante. Ele é basicamente aquele que podemos usar na maioria das nossas receitinhas para cabelo. Se for fazer uma hidratação ou o que for, adicionando mel você pode ter um resultado bem melhor do que o esperado. Também pode adicioná-lo à sua umectação ou passá-lo sozinho antes do shampoo ou depois com algum ingrediente leve que facilite sua remoção.

Obs: Cuidado com alguns "mels" de mercado que podem ser glicose pura, que não pode fazer tão bem ao cabelo, sempre leia os rótulos e pesquise bastante.



E por hoje é só. Espero que tenham gostado. Ainda temos muitas coisas que acumulamos desde que nos tornamos meio obcecados com nossos cabelos e gostaríamos de publicar todo nosso conhecimento aos poucos no Fallen Books. Se tiverem alguma pergunta podem fazê-la aqui nos comentários ou até mesmo no fórum do blog. Sintam-se a vontade e obrigada por terem lido.


"A vaidade pode ser perigosa aos que não sabem se amar."

R.W.












Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon